terça-feira, 1 de julho de 2014

Ushuaia - 10º dia


O Miguel Casalinuovo e Silvana, a sua mulher, vieram buscar-nos às 10h30m no seu jipe. Queria mostrar-nos a ilha toda, insistindo que só se podia conhecer se víssemos como ela respira. E o Miguel era biólogo. De maneira que arrancámos em direcção a Tolhuin, cidade a 100 kms de Ushuaia para Norte.
Ao longo da estrada, pequenos santuários erigidos em honra da "Difunta Correa", onde as pessoas depositam garrafas de água. Segundo a lenda, esta mulher havia sucumbido à sede com um recém nascido nos braços. Quando os encontraram, a Mãe era morta mas o filho estava ainda vivo, chupando-lhe o seio que lhe fornecia as últimas gotas de vida.
No Lago Escondido (que nome maravilhoso para um lago !) o Miguel pôs-nos a observar o voo dos cauquenes e das bandurrias que traziam a primavera nas asas, e trutas enormes que vinham à tona comer insectos.
Daí seguimos para o Lago Fagnano, ou Khami, no seu índio original, o maior de todos os lagos argentinos, com cerca de 150 kms de comprimento. Caminhámos. O Miguel ia-nos chamando a atenção para a fauna: o macá (pato bravo), os cotorres (grandes piriquitos), o guanaco (bicho tipo Lama). Apontava para o "calafate", as orquídeas a despontar e a barba de viejo, uma espécie de líquenes que vive pendurada nas árvores da região.
Almoçámos  na cabana de madeira de Gustavo, outro amigo do Miguel, que os tem como que semeados por toda a ilha.
Já perto da noite, a Silvana convidou-nos para jantar em casa deles. O tempo passou como passa sempre quando gostamos de alguém. Falámos, falámos e falámos até à meia-noite, para mim o verdadeiro significado de partilhar um maté. De futebol, da política, da vida dele e das nossas, dos livros e filmes que nos recomendávamos. Ele nunca tinha lido um Saramago e nós não conhecíamos Galeano, Arlt ou Ernesto Sabato.
Trocámos os e-mails, comprometi-me a mandar-lhe fotografias e despedimo-nos com um abraço eterno.
No dia seguinte regressaríamos a Buenos Aires.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Are You talkin' to Me ?